
SISTEMA DE FREIOS:
Rodar é muito bom e acelerar é maravilhoso seja um carro, seja uma moto. Tão importante quanto você acelerar é poder parar seu veículo. Imaginemos um veículo que pesa 250 quilos mais o seu peso e mais o peso da garupa e da bagagem… Por melhor que seja seu sistema de freios e ABS você não vai parar instantaneamente no momento exato de pinçar os freios. Hoje em dia os veículos estão cada dia melhores no que se refere a tecnologia de propulsão e de frenagem, os sistemas de antitravamento e controles de trajetória são magníficos. Alguns carros até possuem sistema de frenagem automática, mas quem aciona o sistema de freios das motocicletas ainda é o motociclista.
As pesquisas mostram que o tempo de reação (desde a percepção da necessidade de frenagem e a ação de acionar os freios) leva de fração de segundos a alguns segundos dependendo da atenção do motociclista.
No caso do motociclista, é soltar o acelerador e “clipar” o freio com a mão direita mais o pé direito. No caso dos motoristas, é tirar o pé do acelerador e levá-lo até o pedal do freio e pisar. Então este tempo é meio complicado de ser calculado para quem está na estradas admirando a paisagem ou no trânsito urbano com muitas distrações no seu entorno.
Na velocidade máxima média homologada no país que é de 80 km/h pode fazer com que o condutor (motociclistas ou motorista) percorra uma distância de 20 a 30 metros dependendo do PBT (Peso Bruto Total) do veículo e do sistema de freios em uso.
Agora, não vamos nos esquecer de onde estamos. Estamos no Brasil. Aqui as vias são irregulares, nosso sistema de frenagem não é dos melhores, exceto para os veículos mais novos e modernos (tem novos com sistama de freio do século passado) e nós somos os “melhores pilotos do mundo”.
Não nos esqueçamos que muitas das nossas máquinas (carros e motos) ainda têm freios a tambor e lonas de freio e que as vezes se quer sabemos em que condição se encontra. O contato entre os componentes de frenagem (tambor e lona ou pastilha e disco) geram calor e este calor muitas vezes pode ser prejudicial pois pode afetar o fluído de freio no caso dos freios hidráulicos. Nos freios a cabo não interfere muito, mas o excesso de calor pode destemperar os componentes.
Os freios a discos levam uma certa vantagem ao sistema de freio a tambor por estarem em contato mais direto com a circulação de ar entre os componentes o que ajuda a resfriar o sistema.
Seja qual for o seu veículo e o sistema de freios usado é fundamental que sejam verificados constantemente, permitindo, assim, sua manutenção periódica e preventiva.